Campanha de medula óssea no HEMORIO

Parceria entre a Pró-Vita e o HEMORIO visa aumentar número de doadores cadastrados

O bom velhinho também vai participar do cadastro de doadores de medula óssea, na abertura da semana nacional para mobilização para doação.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) lança hoje (15/12), em parceria com a Associação Pró-Vita, a 1ª Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea e terá uma visita mais que especial na abertura da campanha. Ao meio dia, Papai Noel visitará o Hemorio e participará da campanha, doando sangue e realizando o cadastro como doador voluntário de medula óssea.

Na quinta-feira, dia 17, a unidade de coleta móvel do Hemorio, estará na Cinelândia, das 9 às 15 horas realizando o cadastramento e coleta para o Redome – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

A campanha, que termina dia 21, espera cadastrar cerca de 3 mil novos voluntários. Para isso, o Instituto vai incentivar os próprios doadores de sangue a realizar o cadastro.

- Infelizmente ainda há uma desinformação em relação ao cadastro de medula óssea, como vários mitos e inverdades. A maioria dos doadores de sangue habituais, por exemplo, desconhece que pode realizar o cadastro durante a doação. Por isso, vamos incentivar os nossos doadores voluntários e esclarecer todas essas dúvidas, com várias palestras e material informativo – explica Clarisse Lobo, diretora geral do Hemorio.

A Pró-Vita, uma associação sem fins lucrativos, que apoia vários hospitais que realizam procedimentos de transplante de medula óssea como o próprio Hemorio, INCa, Hospital Universitário Pedro Ernesto e Hospital do Fundão, vai confeccionar todo o material informativo a ser distribuído aos futuros doadores.

- O Brasil ocupa o 3º lugar no número de cadastros voluntários no Redome. Os primeiros lugares ficam com os Estados Unidos e Alemanha, respectivamente. Mas devido à grande miscigenação da população brasileira, é muito difícil encontrar um doador compatível. As chances de pessoas que aguardam por um transplante de medula aumentam com o crescimento de cadastros no Redome. Para isso, é necessário uma divulgação maciça sobre o tema – alerta Artur Santos, gerente executivo da Pró-Vita.

A Semana de Mobilização foi oficialmente aberta na Corrida e Caminhada que a Fundação do Câncer realizou no dia 13/12, no Aterro do Flamengo. A unidade móvel do Hemorio também esteve presente no evento e realizou a coleta de 200 novos cadastros para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Cerca de 1.300 pessoas participaram do evento, cuja renda obtida será revertida para projetos do Instituto Nacional de Câncer – INCa.

A doação de medula no Brasil
O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) possui 1 milhão e 200 mil cadastrados, mas é necessário aumentar esse número. Somente 25% dos pacientes encontram um doador na família, os outros 75% devem recorrer aos registros de doadores voluntários. Até setembro de 2009, 99 transplantes com doador aconteceram pelo REDOME. No entanto, ainda este ano, cerca de 1,2 mil pacientes estão em busca de um novo doador.

Para se tornar um doador é preciso procurar o hemocentro da cidade, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação. O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças de sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias.

Os interessados em doar podem obter mais informações através do:

Instituto Nacional do Câncer - INCa
www.inca.gov.br
Tel.: (21) 2506-6064

Hemorio
www.hemorio.rj.gov.br
Tel.: 0800 282 0708 (Disque Sangue, onde também os voluntários podem agendar uma palestra de esclarecimento sobre doação de medula óssea).

Pró-Vita
Informações e fotos sobre medula óssea
Tel.: 2206-1615

Um comentário:

  1. Todo o doador de sangue sabe de carteirinha o seu tipo ABO-Rh.
    Todo o doador de medula NÃO sabe de carteirinha o seu tipo HLA.
    Isso além de ser um absurdo tem gerado transtornos irreparáveis.
    Será que algum dia as pessoas vão enxergar isso? Mas muitos já terão morrido inutilmente...

    ResponderExcluir